Pular para o conteúdo principal

O ofício do dragão



Para encerrar esta época de Micael, período do ano em que nos conectamos mais fortemente com a coragem de transformar os aspectos sombrios reconhecidos em nós mesmos, e de atuar no mundo de maneira criativa e não destrutiva, criei este conto inspirado numa história que ouvi há muitos e muitos anos.

O ofício do dragão

Era uma vez um reino que, frequentemente, sofria ataques de dragões.
A população já não sabia mais como lidar com aqueles seres que sobrevoavam os lares e em minutos queimavam casas e plantações.
O rei e a rainha já haviam tentado muitas coisas para que seu povo sofresse menos, mas todas as tentativas haviam sido frustradas: ofereceram animais em sacrifício, donzelas em sacrifício, anciãos em sacrifício, tudo em vão.
Lançaram campanha para a invenção que pudesse proteger suas aldeias e foram criadas armas e armadilhas, mas nada os detinham.
Então, contrariando o desejo da princesa de escolher aquele com quem se casaria, o rei lançou um desafio. Não tinha mais o que fazer e, mesmo sob os protestos da princesa, proclamou:
- Aquele que conseguir impedir o dragão de causar sofrimento ao meu povo, aquele que conseguir proteger o meu povo do sofrimento dos ataques do dragão, este desposará a princesa, minha filha.
Passaram horas, passaram dias, passaram semanas, e ... ao contrário do que imaginava, não apareceu nenhum bravo cavaleiro, nenhum audacioso príncipe, nem um jovem apaixonado para enfrentar tal desafio para desposar sua linda filha.
Estava mais arruinado do que antes. Sacrificara o desejo da sua filha e ninguém aparecia.
Enquanto isso, o dragão sobrevoava as aldeias, fazendo com que o povo corresse para lá e para cá, escondesse as crianças em porões, e cada vez construísse mais abrigos subterrâneos e vivessem ali na escuridão fosse noite, fosse dia.
Até que um dia, apareceu por ali um jovem príncipe de um reino muito distante, que ouvira as histórias sobre aquele reino e estava disposto a enfrentar o terrível dragão.
Levou lanças, espada e escudo e resolveu se instalar como um peregrino que logo partiria.
Assim poderia conhecer os hábitos daquelas pessoas e quem sabe reconheceria o que tanto atraía os dragões para aquela região.
O dragão, sem saber de nada disso, continuou a sobrevoar as aldeias daquele reino e lançar suas chamas sobre elas.
Numa tarde, o jovem príncipe, andando além da aldeia onde se hospedara, deparou-se com um terreno onde se amontova resíduos de tudo o que os aldeões já não queriam ou podiam mais usar. Tinha ali mesas partidas, cadeiras quebradas, garrafas vazias, retalhos de tecidos, enfim, o que desprezavam era jogado ali, tornando a paisagem feia e suja.
Nesse instante, o jovem teve uma idéia! Contou a todos e pediu ajuda para construir um telhado e alguns espantalhos ao redor dessa construção. Alguns ajudaram e outros debocharam de sua idéia.
No dia seguinte, ficou lá, sozinho, esperando o ataque do dragão.
O dragão chegou, mostrando-se zangado, soltando fogo pela boca e num instante tudo aquilo fora queimado.
O jovem príncipe aplaudiu contente.
E o dragão assustou-se, totalmente. Era a primeira vez que alguém aplaudia o que fazia! E, muito desconfiado foi tirar satisfações com aquele jovem:
- Por que me aplaude ?
O jovem explicou que ele fizera um favor para aquela gente, queimando o que eles não queriam mais, esvaziando o terreno.
O dragão, não parecia compreender aquilo muito bem, mas também percebeu que o jovem, além de contente com o que fizera não queria machucá-lo e resolveu contar-lhe seu segredo:
- Também não gosto de machucar as pessoas, nem estragar o que elas fazem, mas o calor arde dentro da minha boca e preciso colocá-lo para fora.
Sabendo disso, o jovem encontrou um ofício para o dragão e colocou-o junto com o ferreiro para forjar as espadas e outros utensílios de ferro, e também junto com o vidraceiro, e assim criaram muitas peças lindas enfeitando todo o reino.
Além de próspero, o reino tornou-se escola para todos os aprendizes de ferreiro e vidraceiro.

E a princesa ficou muito feliz ao casar com o jovem príncipe. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontrando o fio vermelho

Tem algo na nossa vida que nos impulsiona, ou nos empurra. Algo que podemos reconhecer como um tema com o qual vamos nos deparando no transcorrer da vida. Muitas vezes é possível reconhecer que fulana tem questões frequentes com relacionamentos, outra com a questão profissional, outra ainda com o financeiro. Tudo parece se voltar para esse tema, e ainda dentro desse tema tem um outro quê mais específico. O fio vermelho é aquele motivo com o qual nos vemos ligados. Às vezes, emaranhada. Eu, por exemplo, sempre me vi envolvida com o tema terapêutico. Me lembro que ali, ainda no final do segundo setênio, por volta dos meus 12-14 anos, sabendo que minha avó materna sofria com alguns problemas de saúde, escrevi uma carta para ela - que morava em Portugal - perguntando o que a afligia? Se ela tinha a percepção de que nossos problemas físicos tinham ressonância com nossas emoções… enfim, fosse pelo trabalho corporal com o qual me envolvi, florais, astrologia e aconselhamento biográfico, sempr

O outro que atua em mim

Há algum tempo era muito comum usarmos uma expressão que envolvia um conflito entre um anjo e um diabo interno, como se o anjo que habita em mim estivesse tentando convencer meu diabinho a não fazer tal coisa, ou vice versa. Forças do bem e do mal disputando um espaço na minha alma, com toda certeza. E a decisão final  sempre pareceu ser um acaso, alheia à própria vontade. Muito curiosa essa colocação onde a própria pessoa parece isenta da direção das suas escolhas. É preciso lembrar que a decisão é de cada um. São muitas as opções que se mostram no caminho e, o autodesenvolvimento é aquele regulador que determina a consciência da escolha. Mas a escolha, de fato, sempre é determinada pelo protagonista da história. Mesmo naqueles momentos em que parece que não temos escolha, ainda assim, nos cabe escolher como passar por isso. Não é fácil assumir tal responsabilidade sobre a vida, eu sei.  E o que pode nos ajudar a passar por isto ou aquilo está no caminho do autoconhecimento.  Esse cam

Além dos 63 anos - Se preparando para o envelhecimento

  Diz um ditado antigo, chinês, que temos '20 anos para aprender, 20 anos para lutar e 20 anos para nos tornar sábios'. Pois bem, durante os primeiros 20-21anos de vida estamos numa fase em que aprendemos a andar, a falar, a pensar, a nos relacionar, aprendemos a aprender; depois, durante a fase entre os 21 e 42 anos, é a época em que nos dedicamos a conquistar a nossa vida, por assim dizer: nos dedicamos a estudos mais específicos, nos relacionamos mais seriamente e, podemos constituir família, empregamos nossa energia em conquistar um lugar ao sol e, nos 21 anos seguintes, entre 42 e 63 anos temos a possibilidade de assentar todas essas experiências e partilhar, transmitir nossa vivência, orientando, inspirando os outros, amadurecendo nossa consciência social, despertando nossa consciência espiritual. A partir dessa fase, dos 63 anos, temos a oportunidade de viver a partir da nossa sabedoria.   O que seria isso?   Seria direcionar nossa vida a partir das lições que