Pular para o conteúdo principal

ERA UMA VEZ UMA HISTÓRIA

 


 


Era uma vez uma pata que, assistindo o romper dos ovos de seus filhotes, se deu conta de que um deles demorava para se partir  e, quando aconteceu, qual não foi sua surpresa ao perceber que aquele último era tão diferente dos demais.

E qual foi sua reação ? A pata-mãe conseguiu acolher seu rebento ?

As histórias trazem a possibilidade de observar padrões, comportamentos, estados de alma. Quantas vezes não reconhecemos nessas histórias aspectos tão particulares? Quantas vezes não nos sentimos rejeitadas,  colocadas de lado, alvo de críticas por algo que criamos - como a pata-mãe - ou por reconhecermos nossa singularidade - como o patinho feio?

Como se trata de uma linguagem simbólica, esses contos são capazes de acolher múltiplas interpretações e, a maioria delas, adequadas. 

E, por isso, essa pode ser a história de 'alguém' que, não se reconhece e se encontra como alvo de julgamentos e críticas. Ele não sabe quem é e não passa desapercebido. Sua singularidade é apontada e isso incomoda.

APRENDENDO COM A HISTÓRIA

E esse pode ser o caminho de todos nós, únicos que somos. Há um momento em que precisamos reconhecer nossas diferenças, o que nos distingue dos demais. E para isso, nos lançamos no mundo e vamos nos experimentar em outros ambientes e em outras relações.

Vamos nos deparar provavelmente com outros que se sensibilizam com nossa jornada, mas não nos querem por perto; outros que esperam de nós coisas que não podemos oferecer; e em outros momentos, apesar de todo o esforço de nos mantermos por nossa própria conta e risco, somos capazes de cometer mais riscos por conta própria, até reconhecermos o tamanho de nossas penas, a extensão de nossas asas e aprender a lidar com a admiração que causamos para o bem e para o mal. 

Esse conto nos remete a falta de reconhecimento por parte dos outros e também por nós mesmos.  Nos colocar na posição do patinho feio, banido pelo grupo, embora dolorido, é mais fácil, já que somos nós aqueles que precisam de acolhimento.

Mas, venhamos e convenhamos, e quando a falta é de auto acolhimento?   quanto relutamos em aceitar o que nos diferencia?  Quão capazes somos de rejeitar aspectos que consideramos desagradáveis, em nós mesmos?  

Pode ser que, num dado momento, - motivados por forças maiores ou por vontade própria, - tenhamos que nos deparar com os próprios aspectos 'feios' que geramos. E, como iremos reagir: como as patas e galinhas horrorizadas com o desengonçado ser que surgiu, incitando que ele saia da nossa frente, banindo-o ? Ou seguiremos, aos 'trancos e barrancos', como o patinho feio até reconhecer no que podemos nos transformar ?

QUEM CONTA UM CONTO...

Este conto, também pode ser bem atribuído aquela época da vida entre os 14 e 21 anos, em que precisamos do grupo para nos reconhecermos e em seguida, entre os 21 e 28 anos em que nos lançamos no mundo para reconhecer quem somos.

Você se sentiu acolhido pelo grupo a que pertenceu nesse período entre 14 e 21 anos?

E como vivenciou a descoberta de si mesmo ao se lançar no mundo ? Como foi o exercício da sua autonomia entre os 21 e 28 anos?

Refletir sobre nossas experiências pode contribuir para recolher os aprendizados que nos fortalecem no momento atual.

Através do aconselhamento biográfico, é possível percorrer a trajetória de vida acolhendo 'os patinhos feios' que criamos ao longo da nossa história, e assumindo nossa singularidade.

Afinal, ao acolher o patinho feio, é possível se tornar um cisne. 


Olivia Gonzalez

aconselhadora biográfica, terapeuta floral e astróloga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontrando o fio vermelho

Tem algo na nossa vida que nos impulsiona, ou nos empurra. Algo que podemos reconhecer como um tema com o qual vamos nos deparando no transcorrer da vida. Muitas vezes é possível reconhecer que fulana tem questões frequentes com relacionamentos, outra com a questão profissional, outra ainda com o financeiro. Tudo parece se voltar para esse tema, e ainda dentro desse tema tem um outro quê mais específico. O fio vermelho é aquele motivo com o qual nos vemos ligados. Às vezes, emaranhada. Eu, por exemplo, sempre me vi envolvida com o tema terapêutico. Me lembro que ali, ainda no final do segundo setênio, por volta dos meus 12-14 anos, sabendo que minha avó materna sofria com alguns problemas de saúde, escrevi uma carta para ela - que morava em Portugal - perguntando o que a afligia? Se ela tinha a percepção de que nossos problemas físicos tinham ressonância com nossas emoções… enfim, fosse pelo trabalho corporal com o qual me envolvi, florais, astrologia e aconselhamento biográfico, sempr

O outro que atua em mim

Há algum tempo era muito comum usarmos uma expressão que envolvia um conflito entre um anjo e um diabo interno, como se o anjo que habita em mim estivesse tentando convencer meu diabinho a não fazer tal coisa, ou vice versa. Forças do bem e do mal disputando um espaço na minha alma, com toda certeza. E a decisão final  sempre pareceu ser um acaso, alheia à própria vontade. Muito curiosa essa colocação onde a própria pessoa parece isenta da direção das suas escolhas. É preciso lembrar que a decisão é de cada um. São muitas as opções que se mostram no caminho e, o autodesenvolvimento é aquele regulador que determina a consciência da escolha. Mas a escolha, de fato, sempre é determinada pelo protagonista da história. Mesmo naqueles momentos em que parece que não temos escolha, ainda assim, nos cabe escolher como passar por isso. Não é fácil assumir tal responsabilidade sobre a vida, eu sei.  E o que pode nos ajudar a passar por isto ou aquilo está no caminho do autoconhecimento.  Esse cam

Além dos 63 anos - Se preparando para o envelhecimento

  Diz um ditado antigo, chinês, que temos '20 anos para aprender, 20 anos para lutar e 20 anos para nos tornar sábios'. Pois bem, durante os primeiros 20-21anos de vida estamos numa fase em que aprendemos a andar, a falar, a pensar, a nos relacionar, aprendemos a aprender; depois, durante a fase entre os 21 e 42 anos, é a época em que nos dedicamos a conquistar a nossa vida, por assim dizer: nos dedicamos a estudos mais específicos, nos relacionamos mais seriamente e, podemos constituir família, empregamos nossa energia em conquistar um lugar ao sol e, nos 21 anos seguintes, entre 42 e 63 anos temos a possibilidade de assentar todas essas experiências e partilhar, transmitir nossa vivência, orientando, inspirando os outros, amadurecendo nossa consciência social, despertando nossa consciência espiritual. A partir dessa fase, dos 63 anos, temos a oportunidade de viver a partir da nossa sabedoria.   O que seria isso?   Seria direcionar nossa vida a partir das lições que