Pular para o conteúdo principal

No limite


Viver numa grande cidade é viver no limite. Não é para menos quando se considera a hora para acordar, trânsito para enfrentar, manter a atenção e disposição para realizar um bom trabalho num ambiente quase sempre competitivo, energia para se manter atualizada com o mundo atual, sintonia para afinar as relações, e foco para não perder a hora de dormir para começar tudo de novo, para tratarmos do básico.
No meio disso tudo, ainda há outra demanda, latente e escorregadia: prestar atenção em si, perceber o que está acontecendo em você e tomar as medidas necessárias para se sentir bem com você mesma, sem ferir ninguém!
Como dar conta disso?!
Muitas vezes fazemos isso sem nos darmos conta. O que não acrescenta porque desperdiçamos o conhecimento que isso nos traz. Na maior parte das vezes, não damos conta das próprias necessidades.
Como realizar tudo o que temos para cumprir no cotidiano e ainda assim cuidar bem de nós mesmas?
Aprendendo a prestar a atenção é uma das opções.
Comece agora: Preste atenção na sua respiração. Como está? Respire fundo. Isso alivia?  Reconhece alguma região do seu corpo que esteja tensa? Ombros, pés ou lombar?
Como foi que  isso aconteceu ? Desde quando ? O que isso está dizendo ?
Nossos músculos se contraem em estado de alerta, e nesse momento suprimimos sentimentos e emoções para manter nosso instinto de sobrevivência.
E o estado de alerta vai se transformando em tensão, que não sendo libertada torna-se crônica, criando rigidez no corpo, bloqueio à livre circulação dos fluidos corporais e dor ou outros sintomas desagradáveis.
Isto tudo faz com que se acumulem toxinas e resíduos nos músculos, em orgãos, nas células, e que acabarão por resultar em problemas corporais em maior ou menor grau pelo simples fato de criarem um cansaço e mal estar para além do que seria desejável. Vamos assumindo um ar de cansaço crônico, que vai virando desmotivação e apatia ou agitação e irritação constante.
No mundo em que vivemos, parece que estamos perdendo a conexão com o nosso corpo, além da aparência e, por consequência, os nossos corpos estão se esquecendo da auto regulação e assim escapa à consciência de como o estresse nos afeta e como podemos lidar com ele.
E, apresento a  massagem  como uma opção para o bem estar físico e psíquico, apoiada pela vibração dos sistemas florais.
Esse recurso possibilita uma atuação tão direta quanto indireta, tão concreta quanto sutil para harmonizar esses estados e fortalecer a conexão consigo mesma para resgatar o acesso a auto regulação com mais propriedade.
Ou você vai esperar chegar no limite das suas forças?

Olivia Gonzalez
Terapeuta corporal e floral

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O outro que atua em mim

Há algum tempo era muito comum usarmos uma expressão que envolvia um conflito entre um anjo e um diabo interno, como se o anjo que habita em mim estivesse tentando convencer meu diabinho a não fazer tal coisa, ou vice versa. Forças do bem e do mal disputando um espaço na minha alma, com toda certeza. E a decisão final  sempre pareceu ser um acaso, alheia à própria vontade. Muito curiosa essa colocação onde a própria pessoa parece isenta da direção das suas escolhas. É preciso lembrar que a decisão é de cada um. São muitas as opções que se mostram no caminho e, o autodesenvolvimento é aquele regulador que determina a consciência da escolha. Mas a escolha, de fato, sempre é determinada pelo protagonista da história. Mesmo naqueles momentos em que parece que não temos escolha, ainda assim, nos cabe escolher como passar por isso. Não é fácil assumir tal responsabilidade sobre a vida, eu sei.  E o que pode nos ajudar a passar por isto ou aquilo está no caminho do autoconhecimento....

Você sabe com o que eu trabalho?

Eu  vou contar para que fique mais esclarecido. Eu trabalho com técnicas terapêuticas que possibilitam um redescobrimento de si mesmo. Desenvolvimento humano é um interesse que busco abordar em diversas linguagens. Assim, além de trabalhar com massagem, terapia corporal, terapia floral e astrologia, incluí a antroposofia no meu repertório, com a formação em aconselhamento biográfico. Essas linguagens ficam a disposição de acordo com a necessidade de cada um.  Na busca por autoconhecimento, as vezes, nos deparamos com uma dor esquisita e uma massagem, um bom diálogo e algumas gotas de florais podem ser a orientação necessária para lidar melhor com o que causou a dor. Outras vezes, a busca por uma orientação e sintonização pode levar a conhecer seu mapa natal ou anual. Rodas de conversa e 'workshops' também estão no meu 'cardápio' sempre com o intuito de disponibilizar meu conhecimento à serviço do auto conhecimento.  E em todas essas vertentes, a sua h...

Durma com os anjos

“Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.” Clarice Lispector  - Boa noite, durma com os anjos! Uma frase bastante comum na minha infância, quando minha mãe se despedia de mim, na hora de dormir. E, no resgate dessa lembrança, associada a alguns novos conhecimentos, me disponho a falar sobre algo que envolve nossos hábitos e que podem ser realizados 'no piloto automático' ou com consciência. Quando minha mãe se despedia de mim, na hora de dormir, ela transmitia que ali se encerrava um ciclo, e que dormir com os anjos me prepararia para o novo ciclo no amanhecer. Ao dormir, nossa alma se distancia de nosso corpo físico e se envolve com outras questões. Quais questões ? O que determina isso ? Posso dizer que, quanto mais consciência tivermos desse processo, mais claro isso se torna. Temos o tempo de acordar e o tempo de dormir. Isso implica na necessidade que temos de realizar um descanso, certo? E, talvez a pausa precise ser considerada ta...